Leitura do livro Lourito na Dina no Laboratório da Brasilidade – Português como Língua de Herança

Olá Passarinhos,

Com muita alegria no bico e no coração, quero agradecer às crianças e mamães por terem participado de forma tão carinhosa da live que a Brasilidade POLH Italia preparou para contar minha história. Passei até perfume para aparecer cheiroso no vídeo! 🙂

Fiquei tão emocionado que minhas penas verdes como manjericão, ficaram avermelhadas como pimentão. Mas tudo bem, o importante não é a cor da pena, mas o que faz bater mais forte o coração.

Agora vou deixar quem me tirou dos ares e pôs no papel falar um pouquinho.

Florecidamente,

Lourito

Lourito na Dinamarca

Olá Corações leitores,

Muito obrigada por terem participado da live do Lourito.

Eu fiquei muito emocionada em vários momentos, seja por a história de Lourito ter também um cunho autobiográfico, seja pela oportunidade de vê-la sendo ouvida/contada por outras mães migrantes, mas especialmente, quando Maria Rosa perguntou às crianças de quem era a história que seria contada na live. E as mães abriram o microfone e só escutei vozezinhas “de Louritooo”.

Quando ouço o nome de uma personagem do meu livro na voz de uma criança, é como se a personagem estivesse ali entre nós, é uma sensação mágica. Ontem foi muito emocionante, um afago no coração mesmo. Então, crianças e respectivas mamães: Aurora, Luciano e Joana Mendes (professora e escritora do livro infantil Penteado despenteado), Ayman e Ruyanda, Caetano, Martino e Leila, Caroline, Kristina e Isabel Cintra (escritora de livros infantis, o mais novo A Princesa e o Espelho), Greta e Uyara, Lana e Sandra, Maddalena e Lenina, Vitor e Joveline. Ainda Maria Rosa, Sandra e Hélvia, muito obrigada! ❤

Para quem não participou, fica aqui um resuminho: Uyara fez a leitura do livro Lourito na Dinamarca, que é uma carta dele às suas aves amigas. Ela e Maria Rosa (educadora do grupo Brasilidade), fizeram perguntas sobre o tempo na Dinamarca, frutas, animais, principalmente sobre os pássaros.

Minha filha (Lú) contou uma crença sobre as andorinhas, que diz que quando elas voam baixo é porque vai chover. Ela mostrou o pão de centeio, semente de girassol, a bandeira e o mapa da Dinamarca.

Aurora, filha da escritora Joana Mendes, quis saber como Lú fez as ilustrações. Ela mostrou alguns desenhos, rascunhos e contou como fez as ilustrações do livro. Acho essa troca entre as crianças muito enriquecedora e incentivadora. Assim, como as trocas entre nós mães na migração também o são. Aliás, todas as trocas vindas de coração o são.

No final, as crianças tiveram a tarefinha de escrever nesse fim de semana uma cartinha em quaisquer de seus idiomas para Lourito. Nem preciso dizer, a cara de orgulhoso que ele fez, né? ❤

Muito obrigada a vocês conterrâneas, que de suas formas fizeram essa live acontecer de forma tão carinhosa, especialmente a Uyara por ter-me convidado para essa empreitada deliciosa! ❤

Danielli

P.S.O livro pode ser adquirido diretamente comigo ou pelo site http://www.danielli.dk

P.S. do P.S: Depois da live, eu perguntei a minha filha, como as andorinhas “sabem” que vai chover? Ela deu uma resposta interessante, mas o motivo é outro, vocês podem lê-lo aqui: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/andorinha-voando-baixo-e-mesmo-sinal-de-chuva/

2 comments

Deixe um comentário