Minha terra tem…

Minha terra tem

Em meados de 2020 recebi um convite de Joana Mendes, autora do livro Penteado despenteado, educadora-pesquisadora e artista-brincante dO Diário de Aurora, para participar de um projeto idealizado por ela. Eu já aceitaria de olho fechado fazer algo com ela, porque admiro e acompanho há anos o trabalho dela em prol do incentivo à Língua Portuguesa e à cultura brasileira, e porque ela é uma amiga que a vida na migração me presenteou. Mas como se não bastasse, ela me aparece com um projeto apaixonante, aí foi só correr para o abraço, aliás para o papel.

O nome “Minha Terra tem” foi inspirado no poema lírico Canção do Exílio de Gonçalves Dias. Nosso projeto visa fomentar o vocabulário da língua portuguesa, como língua de herança, e o conhecimento da cultura brasileira, através da abordagem de datas comemorativas do Brasil, pois o ensino de um idioma transpassa pela cultura de seu país falante.

Passar uma mensagem das datas comemorativas com menos esteriotipos possível, em forma de rimas para crianças, foi um exercício envolvente e desafiador, que nos possibilitou muitas trocas reflexivas, divertidas, incentivadoras e acolhedoras.

A primeira data que fizemos uns versinhos foi o dia 1. de janeiro, o post sobre isto pode ser visto no blog dO Diário de Aurora, no facebook do Diário, no instagram @joanamendes.cultura, no meu facebook ou no instagram @danielli.cavalcanti

Para ler mais um pouquinho sobre o projeto, sobre como ele nasceu no coração de Joana, leia este post dela.

Joana, fico muito feliz e honrada em participar dessa empreitada educacional contigo. Ela está sendo uma experiência muito enriquecedora, muito obrigada pela oportunidade!

E vamos vivendo os dias, comemorando as datas e a vida em sua plenitude!

Saúde, corações,

Danielli Cavalcanti

#minhaterratem

#joanamendes.cultura

#polh

#línguadeherança

1 comments

Deixe um comentário